Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Adicionando informações do computador na imagem de fundo - BGInfo

07/02/2015 Tech 1 minuto para ler
bginfo desktop fica-a-dica informações informática sistema-operacional sysinternals tecnologia ti windows windows-sysinternals

Desde que entrei para o mundo do Cloud, uma coisa que sempre encontro em servidores de Infraestrutura como Serviço (IaaS), é as informações do servidor em questão no desktop (claro que estou comentando de ambientes Windows Server, e não de Linux e seus amigos).

Achava curioso e sempre pensei em fazer isso nos meus servidores virtualizados no meu computador pessoal, mas era aquele tipo de curiosidade que não estava nas minhas pautas diárias (o famoso vai pra fila dos “um dia desses eu vejo isso”).

Eis que acabei esbarrando em um site da Microsoft que mostra como fazer! Tudo que é necessário é do aplicativo BGInfo, aplicativo do Windows Sysinternals.

BGInfo

Executando ele pela primeira vez, será apresentado a tela acima, basta escolher o que quer que apareça e clique em Apply para aplicar no computador ou ir em File > Save As… para salvar em arquivo a configuração.

Se optou por salvar, você pode criar um agendador de tarefas que em determinado tempo ou ação do computador rode a seguinte linha de comando:

BGInfo.exe Arquivo.bgi /TIMER:0

Pronto! Servidores e até estações de trabalho atualizadas para quando você fizer acesso remoto, poder verificar as suas configurações de maneira bem praticas!

Desktop com BGInfo

Meu desktop com as informações do BGInfo! 🙂