Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Salvo por um pendrive.. E um Linux!

27/05/2010 Tech 2 minutos para ler
chkdsk disco-rígido format hardware hd-externo informática linux notebook problema recuperar-dados sistema-operacional ti

Os anos passam, mas uma frase sempre continua viva: “Em casa de ferreiro, espeto é de pau” !! E como não podemos fugir a regra, este que vos escreve está passando por uma situação muito constrangedora.

Quem me conhece, sabe que adoro a mobilidade ao extremo, por isso possuo um notebook da Positivo (e somente ele) como meu PC em casa e como meu PC no trabalho… É pratico, não concordam?? Pois é… Depois de seus 2 anos e alguns meses, ele começou a apresentar problemas.

Começou pela placa de rede sem fio, que do nada, começou a perder eficiência drasticamente.. Ao ponto de apresentar sinal de 86% do lado do meu AP.. Para remediar, comprei uma placa externa de rede wifi.. Funcionou que foi uma blza!

Alguns dias depois.. A bateria.. Do nada parou de carregar e o note não funciona mais fora da tomada.. Aqui não houve remediação: vive na tomada desde então!

E neste domingo.. Voialá: meu HD interno parou de responder! Aqui o caso ficou delicado, pois tinha dados dentro dele que não passei para meu HD externo (onde guardo meus dados de verdade).. Tinha site de cliente, experimentações, programas que desenvolvia e que havia encontrado na internet e mais… Por sorte, recuperei 90% destes dados e passei para meu HD externo!

Bom, depois de feito copias, tentei formatar o HD.. Nada… Peguei um LiveCD do Ubuntu 10.04 (amd64), deu boot na maquina.. E o Aviso: HD com muitos setores danificados, impossível recuperar.. Daí pensei: agora ferrou! Tiro o mesmo do note e tento formatar por USB.. Mas nada! Na USB não deu erro, mas não formatava.. E agora: é HD? Foi a controladora do note?

Não tá na hora de trocar essa naba toda? 😛

Pois é.. Por falta de $tempo$ na $agenda$ eu tomei uma atitude que muitos vão achar esquisito e engraçado, mas foi util! Instalei o Ubuntu em um pendrive de 4Gb!! Isso mesmo! Em 4Gb eu tenho um Sistema Operacional, com tela gráfica, com sistema OpenOffice (concorrente do MS Office), messenger, browser, e mais algumas coisas.. Tudo que preciso para trabalhar com o básico!

Então aqui estou, vivendo com um Notebook sem HD e usando um Linux em um pendrive!! 🙂

Publicado pelo Wordmobi