Luiz Souza

DevSecOps Specialist

Longe do blog.. E de tudo mais..

26/09/2009 Etc 1 minuto para ler
3g blog claro computadores e71 hardware informática linux mobilidade nerd networking nokia notebook problemas redes-de-computadores s60 shellscript smartphone software symbian ti trabalho

Olá pessoal.. Andei distante do blog e de quase tudo, porque já sabem né? Murphy é o padroeiro de todo o técnico em TI, e então ele me fez uma visita de quase 2 semanas!!

Foi bem quando me convenci a trocar minha vida da prisão que é usar um windows e querer viver (novamente) a vida de um nerd livre!!

Comecei enfrentando problemas com a primeira distro que tentei usar no note: CentOS 5.2. Como o bom nerd deve saber, essa distro é baseada no RHEL (Red Hat Emprise Linux) e por isso.. Voltada a servidores.. Eu adoro ela, todos os meus projetos se baseiam nela, mas desta vez, não serviu ao proposito de estação de trabalho..

Então chegou a vez dele: Ubuntu 9.04 Desktop. Realmente essa distro e eu temos umas desavenças grandes, pois tem muito “entendido” em Linux que mete a versão desktop em servidores e quer a mesma performance e suporte que uma distro própria para servidores. Piada total! Mas enfim.. O mesmo problema de ser “uma distro para noobies”, foi a vantagem dela no caso do meu notebook: reconheceu todo o hardware sem precisar digitar uma linha de comando sequer!

Então peguei a distro do Ubuntu, deixei redondinha.. Mas isso levou dias.. E porque? Se ele é tão fácil assim??

Simples: Problema na infraestrutura wifi da minha rede domestica.. Depois de avaliar alguns dias sobre qual a melhor solução sem atrapalhar nada da rede wifi original da minha mãe e a minha.. Consegui resolver.. Mas para ter uma ideia.. Tive que inverter tudo.. O que era de um lado.. Passei para outro.. Sorte que o fio telefônico do meu alarme ajudou nesse momento..

Depois disso.. Tudo correu mais fácil.. (Ah claro! Se não fosse ontem a OI (antiga Brasil Telecom) não deixasse os clientes deles sem sinal de internet das 17hs as 1h da manhã!! Quero ver quanto vou consumir de internet do meu 3G do smartphone entre usar ele como modem no ubuntu e conversar por voip com a @Clarini).

No mais.. Comentários sobre a instalação do Ubuntu, fica pra outro post..

See ya!

Publicado pelo Wordmobi